Logo

Centro de Transplantes

Com uma equipe multidisciplinar capacitada e constantes investimentos em tecnologia e infraestrutura, nos tornamos referência em transplantes na Região Centro-Oeste e no país.
No Centro de Transplantes do Hospital Brasília a vida vai mais longe. Desde 2011, quando fomos credenciados pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para a realização de transplantes de medula óssea autólogo e de fígado, trabalhamos para salvar vidas e possibilitar uma existência mais confortável para os pacientes. Com o passar do tempo, foram realizados inúmeros investimentos em tecnologia e recursos humanos especializados, o que propiciou a expansão do programa e o credenciamento de outras modalidades: coração, rim e medula óssea alogênico aparentado e não aparentado. Com uma equipe multidisciplinar capacitada e constantes investimentos em tecnologia e infraestrutura, nos tornamos referência em transplantes na Região Centro-Oeste e no país. Um dos destaques foi o pioneirismo, em âmbito latino-americano, no transplante renal intervivo, ou seja, com doador vivo, com o auxílio de um robô.

Nossos diferenciais

Transplante de órgãos sólidos

O Centro de Transplantes de Órgãos Sólidos do Hospital Brasília realiza transplantes de fígado, rim e coração. Em 2019, nossa equipe fez o primeiro transplante renal intervivo, ou seja, com doador vivo, com o auxílio de braços robóticos. Esse procedimento foi o primeiro transplante da América Latina realizado com o auxílio de um robô executado por uma equipe 100% brasileira.

Doação de orgãos

Para ser um doador de órgãos sólidos depois da morte, não é preciso deixar nada por escrito. Basta comunicar à família, pois é ela quem autoriza o procedimento. Para ser um doador de órgãos sólidos em vida, o candidato deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. A doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Além disso, deve ser uma pessoa juridicamente capaz, pois a doação só pode ser feita com autorização judicial.

Médicos especialistas

São enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos, entre outros experts, que estão prontos para acolher e acompanhar o paciente com a qualidade que ele merece. Os desfechos clínicos dos procedimentos demonstram a sobrevida dos pacientes transplantados, atestando que nossa missão de melhorar a qualidade de vida e colocar o ser humano em primeiro lugar tem sido cumprida a cada procedimento realizado.

Cirurgia robótica

Disponível também para outras especialidades oferecidas pelo hospital, possibilita cirurgias minimamente invasivas e movimentos altamente precisos, além de otimizar o pós-operatório.