Logo

Mamografia

O que é mamografia?

A mamografia é um exame de imagem das mamas. A partir de imagens detalhadas produzidas pela radiografia com radiação, é possível identificar lesões, microcalcificações, nódulos e analisar possíveis assimetrias no formato da mama com a finalidade de diagnosticar precocemente tumores, mesmo aqueles que não apresentam sintomas. Para realizar o exame, a paciente fica em pé de frente para o mamógrafo de forma que o seio encaixe entre as placas do aparelho. “Cuidados prévios recomendados são: evitar o uso de cosméticos como hidratante na região dos seios e desodorante spray, pois as partículas depositadas na pele podem simular microcalcificações que não existem. Também prefira realizar o exame fora do período menstrual para amenizar o desconforto e possível dor durante o procedimento. Além disso, roupas leves e com botões facilitam a realização do procedimento", recomenda a especialista.

Quando a mamografia é indicada?

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a partir dos 40 anos, a mamografia deve ser realizada anualmente como método de prevenção. Entretanto, mulheres que tenham histórico familiar de câncer de mama, devem iniciar os cuidados antes dessa idade.

Existe alguma contraindicação?

A Dra. Flávia explica que mulheres grávidas não devem ser submetidas à mamografia, pois a radiação pode causar malformações no bebê.

Quais são os principais tipos de exames para as mamas?

Os principais procedimentos disponíveis para avaliação das mamas são: 1) ecografia ou ultrassom mamário: procedimento sem radiação indicado para grávidas, quando necessário. Avalia lesões nodulares possivelmente vistas na mamografia a fim de diferenciar cistos e nódulos; 2) mamografia digital: exame com radiação, o único que mostrou diminuir a mortalidade por câncer de mama devido à identificação precoce de anormalidades como microcalcificações, assimetrias e nódulos.

Mamografia dói?

O tamanho do mamógrafo pode causar algum “medo". Porém, na verdade, o exame é pouco doloroso. O desconforto pode ser maior em caso de mamas pequenas ou se a avaliação for feita próximo ao período menstrual, quando os seios estão mais doloridos. A mamografia é realizada da seguinte forma: a mulher é posicionada em pé, de forma que o seio fique entre as duas placas do mamógrafo, que é onde as imagens serão capturadas. Durante este tempo, a paciente precisa ficar imóvel e prender a respiração durante alguns segundos.

Qual a periodicidade do exame?

Como já mencionado, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que mulheres com 40 anos ou mais façam a mamografia anualmente. Entretanto, esse intervalo deve ser determinado pelo médico mastologista com base nas particularidades de cada paciente e pelo o que foi identificado nos exames.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

A mastologista afirma que “o diagnóstico precoce reduz a mortalidade da doença, bem como favorece a realização de cirurgias conservadoras em oposição às mutilações. Além disso, há diminuição, também, da necessidade de quimioterapia. Em um quadro de câncer de mama com diagnóstico precoce, a chance de cura durante o tratamento fica em torno de 95 e 98%", conclui.